Duci Maria Pereira volta a se encontrar com os bombeiros

06/12/2019

Quando Duci Maria Pereira (foto acima), oito anos, veio ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na quarta-feira (04/12/19), imaginava que iria fazer apenas exames de sangue. Depois do atendimento, a menina teve uma surpresa: a banda de música do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília (CBMDF) estava se apresentando no hall do HCB.

Duci Maria já havia conhecido os músicos em outra apresentação da banda, também no Hospital. Na ocasião, ela pediu que eles tocassem a música “Cheia de Manias”, do grupo Raça Negra, que é sua preferida. Enquanto dançava, foi acompanhada pelo sargento Cícero – o vídeo dos dois fez sucesso na imprensa e na página do HCB no Facebook.

“Toda essa emoção veio dela; ela estava dançando, eu perguntei se poderia dançar junto e ela deixou”, contou o sargento, que acompanhou as notícias sobre a menina: “Fiquei muito feliz no dia e continuei feliz por ver a recuperação dela”.

Duci Maria foi encaminhada ao HCB porque precisava de uma cirurgia. Para o neurocirurgião Paulo Augusto Leão, que participou do procedimento, os momentos de dança e diversão foram úteis no tratamento. “A forma como você encara a doença ajuda nos cuidados do pós-operatório. Ela estava sempre brincando, sempre alegre; quando saiu da UTI, nem parecia que tinha feito a cirurgia”, disse o médico.

O reencontro foi durante nova apresentação da banda do CBMDF no hall do Hospital e, assim como Duci Maria, outras crianças puderam dançar com os bombeiros. Os músicos cantaram parabéns para Miguel Henrique Melo, que completa um ano de idade no sábado (07/12/19).

Ana Luiza Souza (foto acima), um ano, também se divertiu com as músicas. Seu pai, Jerônimo Souza, conta que a programação cultural é um ponto que diferencia o HCB. “A gente nunca tinha visto isso em outro hospital. Aqui, ela já dançou capoeira, já viu o balé e isso é bom porque ela fica bem à vontade, mais tranquila para o momento da consulta”, explicou.

Rádio Dodói HCB

Depois de se reencontrarem, Duci Maria e o sargento Cícero foram entrevistados pela Rádio Dodói HCB. Para escutar o podcast, clique aqui.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke