Diversão internacional

01/09/2014

Em mais um dia de apresentação do Doutoras, Música e Riso no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o grupo trouxe uma novidade internacional em agosto: a diversão das crianças viaja pelas ruas da França. Pela primeira vez no Brasil, a palhaça francesa Latícia Peyre, junto com Antonia Vilarinho – a Dra. Fronha do projeto brasileiro –, alegrou a tarde dos pacientes do HCB.

Durante a visita, realizada em 21 de agosto, as crianças puderam se entreter com bolhas de sabão e instrumentos que produziam sons divertidos, além de um pouco de música popular brasileira e cantos franceses.

Antonia Vilarinho conheceu Latícia durante uma viagem à França para fazer um curso de formação, e propôs que ela participasse do Doutoras, Música e Riso: “Convidei, e ela generosamente aceitou”. Em sua terra natal, Latícia tem o projeto “Nez à Nez”, com o mesmo objetivo do grupo brasileiro. “Para mim, é um enorme prazer. É muito forte olhar para as crianças, são ricas em emoções e sensações”, afirma a palhaça. Ela ainda acrescenta que não há diferença entre o trabalho desenvolvido na França e o brasileiro: “É muito importante apoiar o projeto, é o mesmo prazer em divertir as crianças na França. É universal”.

Latícia comenta também sobre a sua primeira impressão ao visitar o Brasil: “Conheci São Paulo. É muito diferente de Brasília. Muita variedade”. Questionada sobre o que mais gostou em sua visita ao país e ao Hospital da Criança, ela responde: “São todos muitos generosos. Adoro ‘jogar’ com todos, sejam pequenos ou adultos”.

O projeto Doutoras, Música e Riso iniciou suas atividades em 2008, no Hospital Materno Infantil e atualmente visita hospitais da rede pública como o Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional da Asa Norte e Hospital de Base. O projeto no HCB ocorre desde a sua inauguração: “Soubemos da construção do hospital, fizemos a parceria, confiaram e acreditaram no projeto”, afirma Antonia.

O projeto tem o apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultura. As visitas do grupo ao HCB ocorrem todas as terças e quintas.

 

Texto: Leonardo Farias
Fotos: Renisson Maia

Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke