Diálogo entre público e privado

26/09/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu representantes do Hospital Brasília na segunda-feira (23/09/19). Acompanhados pela diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, os gestores do Hospital Brasília – a diretora geral, Regina Duarte; a diretora técnica, Maria de Lourdes Worish, e o diretor médico, José Silvério Assunção – puderam conhecer diferentes áreas do HCB e os serviços oferecidos pelo Hospital.

Para os diretores geral e médico, esta foi a primeira visita ao HCB (a diretora técnica esteve no Hospital antes da ampliação). Assunção explicou que os profissionais de ambos os hospitais já se conheciam, de modo que os visitantes já haviam se informado sobre o trabalho do Hospital da Criança de Brasília. Na opinião de Worish, as duas instituições apresentam semelhanças: “Nosso hospital também é referência em oncohematologia; somos um centro transplantador mais dirigido ao adulto, mas também temos uma linha de cuidado da pediatria”.

Segundo Duarte, é importante que hospitais com modelos de gestão diferentes – o Hospital Brasília é uma instituição privada, enquanto o HCB é parte da rede pública de saúde do Distrito Federal – mantenham diálogo. “Pensar que as crianças podem ter as mesmas condições de tratamento no nível público e privado é fantástico; acho que é complementar, não é excludente. Temos que conversar, não podemos trabalhar como se fôssemos dois mundos completamente separados”, afirmou a diretora geral.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke