Parlamentares do DF conhecem de perto o trabalho do HCB

01/05/2016

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, no primeiro semestre de 2016, uma série de visitas de parlamentares do Distrito Federal.

Na quarta-feira (09/03/16), a vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Liliane Roriz (PTB), demonstrou apreço pelo Hospital da Criança de Brasília, depois de conhecer as alas do HCB e o tipo de atendimento prestado.

Os deputados distritais Celina Leão (PPS) e Professor Reginaldo Veras (PDT) e o secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, conheceram o HCB na sexta-feira (11/03/16). Essa foi a primeira visita do secretário ao Hospital desde que assumiu a pasta, mas ele já estava familiarizado com o trabalho da instituição.

“Essa é uma experiência boa, de parceria entre o setor privado e o poder público para prestar um serviço de saúde de qualidade para as crianças”, disse Fonseca, que chegou a atuar no setor de cuidados paliativos do HCB no início de sua residência médica. “Você vê as crianças brincando pelos corredores, vê os funcionários trabalhando sorrindo. É realmente gratificante vir a uma estrutura dessas e ver a saúde sendo aplicada com qualidade”, acrescentou.

O deputado Reginaldo Veras, presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF, quis saber como é a gestão do HCB. Comentando a questão das organizações sociais na saúde pública do Distrito Federal, ele acredita ser importante “que todos os deputados e a sociedade tenham acesso aos dois lados da história” durante esse debate.

Para Celina Leão, presidente da CLDF, a eficiência do Hospital é inquestionável: “Contra fatos não há argumentos. É só olhar o que nós estamos vendo, o número de pessoas que estão sendo atendidas, e são pacientes com alta complexidade; as pessoas estão acolhidas, atendidas”, disse a deputada.

Na sexta-feira (15/04/16), depois de caminhar pelo HCB, o distrital Raimundo Ribeiro (PPS) também elogiou o trabalho do Hospital. “A gente vê que as pessoas que aqui transitam, apesar de motivadas por um problema, que é a questão da saúde, estão satisfeitas. Não estou vendo olhar de angústia, de reclamação; a gente não vê isso, o que é altamente positivo”, afirmou o deputado. Ele também falou sobre a gestão do HCB, afirmando que “é um modelo que, quem sabe, pode apontar como uma solução para o problema da saúde”.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke