Debate sobre gestão

11/08/2016

Na sexta-feira (22/07/16), os funcionários do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) receberam a médica doutora em medicina preventiva Ana Maria Malik. Graduada, também, em Administração, a visitante proferiu a palestra “As parcerias público-privadas no Brasil: desafios e oportunidades para a qualidade da saúde pública”.

Durante o evento, Malik falou sobre as formas de gestão, em saúde, por Parcerias Público Privadas (PPP), assim como por Organizações Sociais (OS) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Os participantes puderam fazer questionamentos e considerações sobre o assunto, visto que o HCB é gerido por uma OS.

Observando a saúde pública atual, Malik afirmou: “um dos assuntos que mais me preocupam no sistema de saúde são os hospitais de pequeno porte, de menos de 50 leitos”.

Antes da palestra, a visitante conheceu a estrutura física do Hospital, viu o local onde está sendo construído o segundo bloco e recebeu informações sobre o tipo de assistência prestada pelo HCB. Segundo ela, o Hospital da Criança “é um exemplo de hospital de pequeno porte que é vocacionado e consegue ser eficiente”. Malik explicou que considera o HCB vocacionado devido ao atendimento específico de crianças e adolescentes com doenças crônicas graves: “ele é especializado, sabe o que quer atender e isso é importante”.

 

Texto e foto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke