De campeão para campeões

06/02/2019

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), os Dragões da Independência, realizaram uma surpresa para três pacientes especiais que adoram cavalos.

Na terça-feira (05/02/19), o cavalo Oportuno fez uma visita ao HCB. Da raça Brasileiro de Hipismo, o cavalo é treinado para participar de competições; foi campeão de Concurso Completo do Exército duas vezes e, em outubro, participou do Campeonato Sul-americano de Concurso Completo, alcançando o 18º lugar e levando a equipe brasileira à terceira colocação.

“Eu morava em uma fazenda e andava a cavalo todo dia, não tenho medo”, disse Francisco Macário (foto acima), sete anos. O menino – que sempre vem ao HCB devidamente calçado em uma bota e usando seu chapéu – fez carinho em Oportuno e ofereceu uma cenoura ao visitante.

Milena da Silva (foto acima), 16 anos, se surpreendeu ao ver o cavalo. A menina, que gosta muito de cachorros e gatos, sonha em trabalhar com animais: “Quero ser veterinária. Depois dessa visita, essa vontade está mais forte”.

Matheus Viana (foto acima), seis anos, já sabia o que ia fazer quando saísse do HCB. “Vou contar pro meu pai que dei cenoura para um cavalo. Eu sabia que cavalo comia cenoura, mas nunca tinha dado comida para nenhum”, disse. Bianca Viana, mãe de Matheus, também se encantou com a visita de Oportuno: “Eu nunca tinha visto um cavalo dentro de um hospital, só tinha lido sobre isso na internet. O Matheus ficou todo animado, isso muda o nosso dia!”.

Para a gastroenterologista Elisa de Carvalho, diretora clínica do HCB, ações como a visita de Oportuno fazem a diferença na atenção a crianças e adolescentes. “No HCB, trabalhamos com a técnica aliada à humanização, promovendo atividades lúdicas e buscando atender a criança de forma completa – e não apenas sua necessidade de tratamento. Esse tipo de ação, além de ajudar na disposição para o tratamento, é um resgate da alegria”, explicou.

Oportuno ainda passeou pelos corredores e foi a atração do dia para muitos pacientes internados. Essa foi a primeira vez que Oportuno visitou um hospital. Para entrar no HCB, o cavalo passou por uma preparação rigorosa, de forma a garantir a segurança das crianças atendidas pelo Hospital. “Ele foi vermifugado, tomou banhos com carrapaticida, além da limpeza diária. É um cavalo que tem um trato diário muito bom, o pessoal que cuida dele tem muito capricho, um carinho especial”, explicou o major Albano, cavaleiro que monta Oportuno nas atividades militares e competições esportivas.

Segundo o tenente coronel Braga, comandante dos Dragões da Independência, a ação também foi especial para os militares do 1º RCG: “É muito gratificante poder fazer esse tipo de atividade, trazer um pouco de alegria e conforto para essas crianças que estão passando por um momento difícil”. Além de Oportuno, as crianças puderam montar os cavalos Moleca e Furão e passear em uma charrete puxada por Barão.

Veja o vídeo da visita, produzido pelo 1º RCG: