Um gesto de solidariedade

21/11/2017

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) visitou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na terça-feira (21/11/17), como parte da programação do aniversário de seis anos do HCB.

A ação, coordenada pela Comissão de Direitos Humanos da PRF, também fez referência ao dia nacional do combate ao câncer infantojuvenil – oficialmente marcado em 23 de novembro. Como forma de conscientização sobre a doença, alguns policiais tiveram o cabelo cortado por crianças e adolescentes em tratamento no HCB.

Myrela de Oliveira (foto no alto da matéria), cinco anos, foi a primeira a pegar a máquina de corte, auxiliada por voluntários da Casa do Ceará em Brasília, instituição parceira da PRF. Animada, a menina gostou de participar e aprovou o resultado: “Ele ficou bonito”.

Para Stella Maryana (foto acima), 16 anos, raspar a cabeça de um dos policiais foi emocionante. “O meu, eu não raspei – deixei cair por cair; é ruim cortar assim, todo”, contou. A adolescente acha importante a realização de ações como essa: “Um pequeno gesto faz a diferença na vida de qualquer um, demonstra compaixão, e as crianças gostam disso”.

Essa foi a primeira vez que a corporação veio ao HCB. “Quisemos fazer essa atividade aqui porque as crianças têm consulta e não podem ir até nós, queríamos atender a esse público. A recepção das crianças é fantástica”, afirmou o presidente da comissão de direitos humanos da PRF, inspetor Barcellar.

Além do corte de cabelo, os policiais trouxeram motocicletas e viaturas utilizados no trabalho da PRF e atraíram a atenção de todos com um helicóptero da corporação. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também participou da ação: o Grupo de Teatro Rodovia apresentou uma peça sobre bom comportamento no trânsito, divertindo e informando o público ao mesmo tempo.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke