Conversa importante

30/04/2018

Em abril, são realizadas as semanas mundiais de alergia e de imunodeficiência primária. Para abordar os dois temas, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu atividades na terça e quinta-feira (24 e 26/04/18), com palestras para os pais e momentos lúdicos para as crianças.

Segundo a alergista e imunologista Cláudia Valente, coordenadora dos dois eventos, este tipo de atividade é importante por possibilitar mais interação entre as crianças que fazem tratamento para as mesmas doenças. “São momentos em que a gente consegue conversar mais sobre as doenças, trocar experiências e melhorar a adesão ao tratamento”, explicou.

Para Ana Carolina Teixeira (foto acima), 18 anos, o evento é importante. Ex-paciente do HCB, ela acha que seu tratamento teria sido mais tranquilo se tivesse conhecido mais crianças na mesma situação. “Quando eu era pequena, imaginava que eu ia ficar careca, que o remédio era como quimioterapia. É importante juntar as pessoas e falar sobre a doença, mostrar que tem outra pessoa que passou pela mesma coisa e que está vivendo, dia após dia, e que vive bem”, explicou. Ana Carolina garante, porém, que a equipe que a atendeu soube ajuda-la ao longo do tratamento: “As médicas sempre falaram que eu era uma criança normal, só precisava ter alguns cuidados diferentes”.

Perla Castanheiro é mãe de Ana Beatriz Castanheiro, quatro anos. Essa foi a primeira vez que as duas se reuniram com outras famílias acompanhadas pela equipe de alergia do HCB. “Entendi que certas coisas que acontecem com ela fazem parte da doença, não é porque eu estou exagerando ou sendo negligente. Conversar com mais pessoas na mesma situação me deu um certo conforto”, disse Perla.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke