Conselho de Organizações Sociais se reúne no HCB

31/03/2015

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) sediou, na sexta-feira (27/03), a reunião do Conselho de Gestão das Organizações Sociais (CGOS) do Distrito Federal. O encontro reuniu representantes de diversas secretarias do DF; o superintendente executivo adjunto do HCB, Gilson Andrade; o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão, e a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz.

O principal assunto discutido foi o modelo de gestão do HCB – o hospital é administrado pelo Icipe, de acordo com contrato assinado entre a organização e o GDF. O presidente do Icipe, Newton Alarcão (foto acima), afirma que reunir as secretarias no Hospital da Criança de Brasília “é muito importante para mostrar a eles o trabalho que está sendo feito aqui no hospital”.

O secretário adjunto de saúde, José Rubens Iglésias (foto acima), ressaltou que o atual modelo de gestão utilizado pela Secretaria de Saúde “está próximo da exaustão, e modelos alternativos de gestão devem ser considerados, para uma questão de sobrevivência da saúde pública do Distrito Federal”. Ele elogiou os resultados obtidos pelo HCB: “O modelo de organização social está entre as alternativas que a gente vai ter que pensar. Esse aqui é um modelo de sucesso, então ele automaticamente credencia as outras organizações para também uma projeção de sucesso”.

Visitando o Hospital da Criança de Brasília pela primeira vez durante a reunião, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos (foto acima), também ficou satisfeita ao conhecer o trabalho desenvolvido pelo HCB. “É muito bom ver uma experiência assim, que funciona; um hospital público, que está atendendo a população que necessita, que procura, é realmente uma boa referência”, afirmou a secretária.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante

Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke