Conselho Consultivo do Icipe inicia atividades

23/10/2019

Os membros do Conselho Consultivo do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), instituição responsável pela gestão do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), tomaram posse na sexta-feira (18/10/19), em cerimônia realizada no HCB.

Segundo o presidente do Icipe, Newton Alarcão (foto abaixo), os conselheiros “emprestam o seu prestígio, seu conhecimento e seu relacionamento” ao Instituto. “Isso tem sido e vai continuar sendo importante para o futuro das nossas atividades”, garantiu Alarcão.

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem (foto abaixo), destacou a importância do trabalho do Conselho Consultivo junto aos desafios da gestão do Hospital e lembrou que esta é uma tarefa que nunca chega ao fim. “Fazer um hospital funcionar como deve, de uma forma absolutamente humana, comprometida, com todos os recursos e todas as condições, é um desafio a cada minuto”, disse.

O odontologista Rivadávio de Amorim (foto abaixo), um dos conselheiros, concordou com o superintendente executivo: “É dia de renovar e ampliar os nossos destinos, porque essa missão é contínua”.

A advogada Márcia Condes (foto abaixo) afirmou que sempre representa seus exércitos (como a família e amigos) e que, agora, adota mais um: “Hoje, eu não sou a Márcia advogada, sou a Márcia do Icipe, com muito orgulho”.

Já a advogada Eutália Maciel (foto abaixo) expressou seu compromisso de “contribuir, ainda que de forma diminuta, para o andamento dos trabalhos em benefício das nossas crianças e adolescentes”.

Os integrantes do conselho são profissionais de notório saber, indicados pelo conselho de administração do Icipe. A representante do conselho de administração, Maria Ângela Marini (foto abaixo), agradeceu a disposição do novo Conselho Consultivo. “Vocês trazem todo o talento de vocês, toda a experiência profissional para nos ajudar. São pessoas notáveis dentro de sua experiência, mas também abertos, com esse coração generoso”, disse Marini, que também é presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

Ao final da cerimônia, o Conselho teve sua primeira reunião. Dois dos integrantes – Nadim Haddad e Tânia Marchewka – não estiveram presentes, devido a problemas de saúde.

Integrantes do Conselho Consultivo do Icipe:

Eutália Maciel - advogada - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Distrito Federal e Presidente do Centro Brasil de Mediação e Arbitragem (Cebramar). É árbitra e mediadora de conflitos em diversas áreas.

Márcia Condes - mestre em Direito Econômico Tributário Internacional pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com participação ativa em grupo de pesquisa, inscrito no CNPq, sobre "Terceiro Setor e a Tributação Nacional e Internacional: formas de integração e repercussões na sociedade".

Nadim Haddad - sócio proprietário na Hadco Comercio Alimentos Ltda, empresário, dono de uma franquia do McDonalds que realiza ações sociais em hospitais do DF.

Rivadávio Fernandes Batista de Amorim - pós-doutor em Clinical Research e Visiting Professor pelo Department of Physical Medicine and Rehabilitation, Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School. Especialista, Mestre e Doutor em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002/2004).

Tânia Maria Nava Marchewka – advogada graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), com mestrado em Direito Penal pela Universidade Gama Filho (1991) e doutorado em direito pela Universidade Gama Filho (2002). Procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (2018). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Penais, Criminologia e Direito e Saúde.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Gerência de Comunicação: Ana Luiza Wenke