Conforto extra para a família

26/06/2017

Foi inaugurado, na quinta-feira (25/05/17), o Espaço da Família Ronald McDonald, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Destinado às crianças, adolescentes e acompanhantes que precisam passar longos períodos de tempo no HCB, o local foi construído com o dinheiro arrecadado pela campanha McDia Feliz, em parceria com a Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

Responsável pela campanha, o superintendente do Instituto, Francisco Neves (foto abaixo, à esquerda), acredita que as atividades lúdicas oferecidas no Espaço da Família contribuem para a recuperação: “Quando a gente propicia bem-estar e a criança passa a ser uma criança normal, ela reage melhor ao tratamento e desenvolve novamente todas as suas atividades”. Segundo Neves, o novo local é “um espaço para uma criança conviver com outras, para a mãe relaxar e, depois, voltarem para sua residência”.

A inauguração do Espaço da Família contribui para o princípio de humanização que orienta o HCB. Segundo o pediatra Jair da Rocha, que participou da criação do Hospital, esse princípio é essencial para todos os profissionais de saúde. “Paciente e seus familiares têm que ser vistos de uma maneira globalizada, não é um ato mecânico de atender, diagnosticar e tratar; manter a assistência do ponto de vista humanizado é fundamental”, explicou.

Com o Espaço da Família pronto, as atenções também se voltaram à ampliação do HCB. O segundo bloco do Hospital está em fase de construção e a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, ressaltou a união da gestão com a sociedade civil para garantir seu funcionamento: “Foi da parceria entre os profissionais e a sociedade organizada que tudo foi se concretizando. Juntos, vamos continuar na construção deste grande sonho, o Bloco II do Hospital da Criança”.

Oscar Moren, responsável pela criação da pediatria em Brasília, também se manifestou sobre o HCB, afirmando que “a instituição está no caminho certo”. Já a presidente da Abrace, Ilda Peliz, lembrou que o Hospital surgiu da experiência de pessoas que tinham filhos com câncer. “Nós, pais, sentimos na pele a importância de ter uma unidade para tratamento de criança onde ela não competisse com o adulto”, disse.

Presentes na inauguração, outras pessoas elogiaram o novo espaço e o trabalho desempenhado pelo HCB. O piloto de Stock Car Lucas Foresti acredita que o Espaço da Família “vai dar um aconchego maior tanto para as crianças quanto para seus pais”. Já o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Podemos), cuja filha já foi atendida no HCB, afirmou que “o Hospital é um exemplo de atendimento” e que “o atendimento humanizado ajuda na recuperação da saúde da criança”.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Cavalcante
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke