Comitê de Assessoramento Técnico às Talassemias visita HCB

06/06/2013

No dia 05 de maio o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu a primeira visita clínica do Comitê de Assessoramento Técnico às Talassemias, novo programa da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. As médicas Silma de Melo, responsável pelo Comitê, e Mônica Veríssimo, membro do Comitê, se juntaram à diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, e à onco-hematologista do HCB, Raquel Toscano, para analisarem cada um dos nove casos atendidos no hospital. Essa visita servirá de modelo para outras que serão realizadas pelo comité nos hemocentros – centros de referência - de todos os estados do país.

A talassemia ou anemia de Cooley é uma doença rara, genética, causada pela produção anormal de hemoglobina – proteína do sangue. Dentre os sintomas apresentados, estão: cansaço, fraqueza aumento do baço e alterações nos ossos. Outro fator importante a ser considerado é a descendência étnica do paciente, pois a maior parte dos casos vêm dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Itália, Espanha, Turquia e Líbano. A partir de um hemograma simples e da eletroforese de hemoglobina quantitativa e qualitativa é possível receber o diagnóstico.

O tratamento consiste em transfusões de sangue regulares – 21 em 21 dias – e ingestão de medicamento para controlar os níveis de ferro no sangue. “Com o tratamento adequado, a criança diagnosticada com talassemia, pode ter um vida normal”, afirmou Silma.

 “Essa é uma grande vitória para os profissionais que trabalham na área de coordenação do sangue, porque a talassemia é uma doença raríssima. São cerca de 600 pacientes diagnosticados no Brasil. E, com o Comitê de Assessoramento, nós vamos conseguir oferecer ao paciente um tratamento de qualidade, equiparado ao do primeiro mundo”, comentou Mônica.

Foto:  (Da direita para esquerda) Isis Magalhães - diretora técnica do HCB, Silma de Melo - responsável pela área de assessoramento técnico às talassemias do Ministério da Saúde, Raquel Toscano -  onco-hematologista do HCB, Mônica Veríssimo - integrante do Comitê de Assessoramento Técnico às Talassemias do Ministério da Saúde.