Altas taxas de cura

19/02/2019

O mês de fevereiro é marcado pelo Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil (15/02/19) e pela campanha Fevereiro Laranja, que faz um alerta sobre a leucemia. Em entrevista para o Correio Braziliense, Isis Magalhães, diretora técnica e hematologista pediatra do HCB, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Quanto antes descobrir, mais fácil o tratamento”, afirmou a médica.

Magalhães também falou sobre o assunto em entrevista para a Rádio Nacional Amazônia, destacando que o câncer pediátrico é uma doença tratável. “Os índices de cura são de 70% e alguns tipos, como a leucemia linfoide aguda, atingem cerca de 80% de cura”, disse a diretora do HCB.

Isis Magalhães ressaltou, ainda, a importância de se realizar o tratamento em centro de referência e com equipe multidisciplinar, incluindo outras especialidades no cuidado à criança. Segundo a médica, este tipo de abordagem é importante porque tanto a doença quanto o próprio tratamento levam a uma queda na imunidade das crianças, de modo que o acompanhamento das outras especialidades ajuda a evitar infecções.

Leia, aqui, a matéria do Correio Braziliense. Para ouvir a íntegra da entrevista de Isis Magalhães à Rádio Nacional Amazônia, clique aqui