Parceria internacional

22/08/2017

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) deu início a uma nova parceria no âmbito de ensino e pesquisa. Representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do centro de pesquisa britânico London School of Hygiene and Tropical Medicine se reuniram com parte da equipe do HCB na sexta-feira (11/08/17) para discutir uma parceria, entre as três instituições, referente a pessoas com deficiência.

Para Hannah Kuper (foto acima), diretora do International Centre for Evidence in Disability da London School, essa parceria permite aprender com o cuidado fornecido pelo Brasil a pessoas com deficiência. “Acredito que as lições que receberemos aqui poderão ajudar crianças em vários outros lugares”, afirma a diretora. Os primeiros trabalhos serão relacionados aos transtornos provocados pela Sindrome Congênita do Zika Vírus.

Luciana Sepúlveda (foto acima), coordenadora do Programa de Educação, Cultura e Saúde da Fiocruz, conta que as primeiras discussões sobre o trabalho em conjunto aprofundaram as possibilidades de colaboração entre a Fundação, o HCB e a London School. “Já percebemos outros pontos de interesse compartilhados entre as três instituições, como o acesso da pessoa com deficiência ao Sistema de Saúde e o perfil dos jovens com deficiência no Brasil”, explica.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke