Cinema ao piano

15/10/2017

Na segunda-feira (09/10/17), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu o pianista Gabriel Piernes (foto acima, com nariz vermelho), que apresentou um repertório de canções retiradas de filmes infantis. As crianças subiram ao palco para dançar ao som da trilha sonora de filmes como “Frozen” e “Piratas do Caribe” e usaram fantasias de personagens.

Daniel Oliveira (foto abaixo), nove anos, trocou de fantasia três vezes: usou um chapéu de pirata, um moicano colorido e uma peruca de palhaço. “O pirata Jack Sparrow é o meu personagem favorito”, contou, explicando a escolha do primeiro adereço. Já Breno Yan, seis anos, cantou uma música da Galinha Pintadinha ao microfone.

A visita de Piernes foi organizada pela Rede Ágape de Solidariedade, projeto de voluntariado que oferece suporte a famílias e moradores de rua. O evento foi planejado pela criadora da rede e mãe do pianista, Pethy Mattos. “Quando vamos a lugares onde há crianças, trazemos um aparato de fantasias e adereços, tocamos músicas dos filmes da Disney e elas vão fazendo a coreografia”, explicou Mattos.

“Já tinha vindo ao Hospital, achei grande e um espaço muito acolhedor”, disse Piernes, que tem 14 anos de idade e toca piano desde os seis. Para a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ilda Peliz, a presença de um músico jovem é um incentivo para quem é atendido no HCB. “A criança tem muito mais afinidade com adolescentes e jovens. Isso mexe, também, com o humor dela: ela se entusiasma e se comunica melhor com o artista”, afirmou Peliz.

 

Texto: Michael Rios
Fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke