Câncer discutido no Congresso

08/07/2015

O deputado federal Antônio Jácome (PMN - RN) visitou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) na segunda-feira (06/07). Presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Câncer, o deputado veio ao HCB para conhecer o trabalho desenvolvido pelo hospital.

Antônio Jácome afirmou que, com a frente parlamentar, busca sensibilizar outros parlamentares a dar prioridade na busca de ações contra o câncer. “É uma causa que deve unir todos os brasileiros; não só a classe política. Uma doença que mata 180 mil brasileiros por ano tem que ser tratada como prioridade de Estado, acima de qualquer outro interesse”, explicou.

De acordo com o deputado federal, o objetivo da frente parlamentar é “levantar as dificuldades, os problemas, e ver como podemos interagir na solução; usar toda a força política para destravar o que está travado” no combate à doença.

As primeiras ações da frente parlamentar, instalada há menos de um mês, consistem em visitas a instituições de saúde que cuidem de pacientes com câncer. “Já estivemos no Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e vamos ao Hospital do Câncer de Barretos. Tenho visitado em meu estado, também, algumas instituições”, contou o deputado.

Natural do Rio Grande do Norte, Antônio Jácome também participa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Máfia das Órteses e Próteses. Durante a visita, ele parabenizou “a gestão do hospital, a organização, a limpeza, o atendimento humanizado e a Abrace, que vai completar seus 30 anos com muita credibilidade”.

 

Texto e Fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Ana Luiza Wenke
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke