Brincadeiras para celebrar a infância

11/10/2016

De segunda a sexta-feira (03 a 07/10/16), as crianças atendidas no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) se divertiram com uma programação especial. Jogos de dança e de tabuleiro, contação de histórias e apresentações culturais rechearam a programação da Semana da Criança, alegrando meninos e meninas.

Na segunda-feira (03/10), a diversão começou com a visita de palhaços do Grupo Serai. As crianças subiram no palco para brincar com os visitantes – Gabrielle Nascimento (foto abaixo), cinco anos, foi uma das que caíram na gargalhada.

Na terça-feira (04/10), as crianças participaram de uma manhã educativa: o 45º Grupamento de Bombeiro Militar apresentou os equipamentos usados durante as diferentes missões e deu instruções de segurança às crianças. Manuela Batista (foto abaixo), sete anos, contou as dicas que já conhece. “Não podemos brincar com fogo, nem mexer nas tomadas!”, ensinou a menina.

O sargento Fábio Leal afirmou que o público infantil costuma ficar animado com a visita do grupamento. “Toda criança sonha em ser bombeiro, porque nossa profissão é dinâmica e aventureira”, disse.

Na quarta-feira (05/10), a animação foi garantida com a contadora de histórias Mariana Witczak, que se apresentou no HCB em parceria com a livraria Fnac. Munida de livros, músicas e um fantoche, ela entreteve crianças como Maria Clara Vieira (foto acima), seis anos. “Gosto de ouvir histórias. A que eu mais gostei foi a do macaco, que eu não conhecia ainda”, disse a menina.

Os alunos do Centro Educacional 04 de Taguatinga animaram a manhã de quinta-feira (06/10), cantando músicas infantis. À tarde, foi a vez do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) trazer diversão e informação ao mesmo tempo. Iorany Alves, nove anos, e Anna Clara da Costa, sete, participaram das atividades. Anna Clara (foto acima) gostou de aprender mais sobre o trânsito: “Gosto do trânsito e sei andar de bicicleta. Às vezes eu ando na ciclovia e, às vezes eu ando, na calçada”, contou ela, que teve que diferenciar ciclovia e ciclofaixa em um jogo.

Já Iorany (foto acima) experimentou os óculos especiais que simulam a visão de alguém embriagado ou sob efeito de remédios – a menina já aprendeu que, quando for adulta, não pode dirigir nessas situações. Ela contou que já conhecia algumas dicas de trânsito: “No colégio, ano passado, a gente foi lá onde fala sobre o trânsito e eu achei muito legal”.

O último dia da Semana da Criança teve apresentação teatral, mágica e dança na programação. O Grupo Reviver (foto acima) iniciou as atividades do dia apresentando histórias com ensinamentos morais e interagindo com pais e crianças.

O mágico Pedro Henrique Zorzetti (foto acima), 14 anos, apresentou ao público truques com cartas e moedas. Para encerrar o evento, alunos do Projeto Viva Arte Viva (foto abaixo) apresentaram coreografias de balé clássico e dança contemporânea. A apresentação encantou várias crianças, que se impressionaram ao ver as bailarinas dançando na ponta do pé.

Ao longo da semana, as crianças também se divertiram com pintura de rosto, balões e desenhos, mas ficaram bastante animadas com uma surpresa: animais elétricos. Oferecidos por Rodrigo Gomes (foto abaixo), dono da empresa Explora Studios, os bichinhos serviram de veículo para as crianças que quisessem pilotá-los pelo hall do HCB.

Gomes se surpreendeu com o HCB: “nem parece um hospital, é muito legal”, afirmou. Para ele, que está acostumado a ver os animais sendo pilotados em shoppings, a alegria do público é a mesma, tanto em centros comerciais quanto no Hospital: “criança é criança em qualquer lugar”.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Augusto Almeida e Maria Clara Oliveira
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke