Brasilienses do Ano | Ação Social

22/04/2013

ILDA PELIZ

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar, fundado e presidido por Ilda Peliz, foi uma das principais conquistas da cidade em 2012. Já foram mais de 257 mil atendimentos

Matéria publicada pela revista Brasília Encontro

Por Leilane Menezes

Quem entra no Hospital da Criança de Brasília José Alencar logo percebe: aquele não é um centro de saúde como os outros. Paredes coloridas, cata-ventos e até um piano compõem a decoração do hall. A intenção é que os pacientes se sintam confortáveis, mesmo durante o tratamento contra o câncer e outras doenças. O hospital foi inaugurado em novembro de 2011, mas iniciou as atividades efetivamente em 2012. Até novembro último, foram 257 mil atendimentos.

Construído com doações enviadas à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), o hospital é mantido com recursos dos governos local e federal. Não teria saído do papel sem o esforço da presidente dessa instituição sem fins lucrativos, Ilda Peliz. Foram mais de R$ 15 milhões investidos nas obras.

Ilda perdeu a filha, há quase duas décadas, para o câncer. Conheceu de perto a realidade das mães que precisam da rede de saúde pública, mas não podem contar com o acesso a seus direitos. Ao transformar dor em compaixão, tornou-se solidária. Ilda não é do tipo que se rende aos problemas, “O trabalho foi árduo. O hospital ficou três anos com as portas fechadas. Hoje, podemos afirmar que em Brasília existe a garantia da assistência à saúde de crianças e adolescentes”, comemora.

Um hospital nesses moldes era um sonho antigo. “Antes, era preciso esperar meses, ou até anos na fila por atendimento especializado. Hoje, em 15 dias eles têm consulta marcada, retorno garantido, fazem exames, enfim, tudo que é necessário. É a contribuição para o resgate da saúde de crianças e adolescentes, a garantia de acesso a seus direitos”, afirma Ilda, que não recebe salário.

Erguer paredes brancas e corredores frios não bastava. A vontade de ir além é uma das marcas da personalidade solidária da presidente da Abrace. Ela conseguiu brinquedoteca e reuniu voluntários para alegrar o dia a dia. À época da inauguração, recebeu elogios do governador Agnelo Queiroz: “Este hospital reúne tudo o que há de mais amoroso e humano em termos de cuidados e acolhida”. Em 2013, Ilda terá mais um desafio: concretizar a segunda etapa do Hospital da Criança, com a construção do Bloco 2, com UTIs, centros cirúrgicos e quartos para acomodar pacientes pelo tempo necessário.