Patrimônio de Brasília

27/04/2017

Brasília é famosa por sua arquitetura: Congresso Nacional, Museu Nacional e Catedral de Brasília são alguns pontos turísticos. No mês em que completa 57 anos, a cidade foi homenageada pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) com uma exposição do fotógrafo João Campello.

Entre os dias 17 e 28 de abril (segunda a sexta-feira), 12 fotos de Campello estão expostas no hall do HCB, disponíveis a visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h. Entre as obras, está uma imagem do Hospital ao amanhecer.

“Gostaria de ter conhecido o Hospital da Criança antes. O sentimento que tive quando estive aí foi de surpresa, porque eu não sabia que tinha uma coisa tão legal em Brasília, e de medo, porque essas coisas tão boas da cidade geralmente correm o risco de acabar”, disse Campello. Ele também se impressionou com o tipo de ambiente que o HCB oferece a seus usuários: “Normalmente, um hospital seria um ambiente hostil, mas ele acolhe bem as crianças”.

As obras, que mostram atrações turísticas brasilienses coloridas pelo céu do Distrito Federal, também servem de inspiração para outros artistas: as crianças atendidas no Hospital, que fizeram desenhos de locais como o Congresso Nacional e a Ponte JK.

Letícia Morais (foto acima), nove anos, se inspirou em uma foto da exposição: “Estou desenhando o Museu Nacional, acho bonito; mas o monumento que eu mais gosto nessas fotos é da Ponte JK”. A mãe da menina, Elaini Morais, também gosta da arquitetura de Brasília: “às vezes vou à Praça dos Três Poderes, gosto de tirar fotos lá”.

A interação do público com as obras interessou ao fotógrafo. “Foi isso que me cativou na proposta da exposição, saber que as crianças poderiam interagir com ela e expor suas obras junto comigo”, afirma Campello.

Para quem vem de fora do DF, as fotos também são uma forma de passear pela capital do país. Kellen Pereira (foto acima) mora em Formosa, no Goiás. Quando vem ao HCB com os filhos Arthur, seis anos, e Ícaro, quatro, ela quase nunca tem tempo de visitar a cidade. “A gente só vem a Brasília para as consultas do Ícaro; as fotos ajudam a gente a conhecer os pontos turísticos”, explica.

A exposição teve o apoio do Museu Nacional.

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Juceli Lima e Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke