Bolsista do HCB recebe prêmio

20/05/2016

De terça a sexta-feira (10 a 13/05/16), aconteceu, em Brasília, o Congresso de Atualização em Pediatria do Centro Oeste (Capco) de 2016. Médicos, residentes e estudantes de medicina se reuniram para uma discussão sobre as subespecialidades pediátricas e sobre a pediatria geral, por meio de simpósios, conferências e apresentação de trabalhos científicos. A estudante de odontologia da Universidade Católica de Brasília e bolsista de iniciação científica do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) Talita Rolim teve a oportunidade de apresentar uma pesquisa (ao todo, 187 trabalhos foram expostos) e conquistou o segundo lugar do congresso.

O trabalho apresentado pela estudante foi: “Avaliação da importância da promoção de saúde bucal para pacientes oncológicos pediátricos internados no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)”.

Talita escolheu o tema após observar que as crianças diagnosticadas com câncer e seus pais descuidavam da saúde bucal, não higienizando da forma correta. “Os pais focavam apenas na doença base dos seus filhos, deixando de lado outras coisas, como a limpeza bucal. A boca é um dos principais locais para transmissão de bactérias, por isso uma boa higienização é importante, para evitar maiores complicações”, explicou.

Durante a pesquisa, a estudante verificou que 90% dos usuários não estavam fazendo a limpeza da forma correta e muitos tinham dúvidas sobre higienização. Ela conta que tentou instruir pais e pacientes. “Recomendamos a utilização de fio dental, pelo menos uma vez por dia. Ensinamos como utilizar o creme dental na medida certa, sem exagerar” contou Talita.

A premiação deixou a bolsista surpresa. Ela não esperava que sua pesquisa fosse reconhecida com o segundo lugar, pois seu trabalho era o único sobre odontologia. “Foi gratificante. Isso é importante não apenas para mim, mas para a área odontológica, onde eu quero seguir minha carreira. É uma profissão nova, em comparação a outras formações da saúde, e ainda não é tão valorizada. Estou muito orgulhosa”, afirmou.

 

Texto e fotos: Augusto Almeida
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke