Atração tecnológica

17/07/2017

 

Os robôs RoNAOdo e NAOmi, do UnBeatables – projeto de extensão da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT/UnB) – fizeram a diversão dos usuários do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Os integrantes do projeto, que já haviam se apresentado no HCB, estiveram no Hospital na terça-feira (11/07/17).

Mateus Eduardo Gomes (foto acima), seis anos, adorou os robôs e contou que já construiu um em um projeto de reciclagem. “Fiz com meu pai, era para a escola. Ele era de lixo e se chamava Robô Espacial”, disse.

As crianças adoraram ver RoNAOdo jogar futebol, atentas ao momento em que o robô chutava a bola. Enquanto isso, NAOmi cantava a música “Livre estou”, da animação “Frozen”. Ana Clara Oliveira (foto acima), cinco anos, ainda foi brincar com a visitante. “Nunca tinha visto um robô, nem na televisão”, afirmou.

NAOmi deixou RoNAOdo descansando e foi visitar outras crianças – como Ryan Bernardo Cardial (foto acima), dois anos, que sentiu medo no início, mas logo começou a brincar com a robô.

Segundo Felipe Dalosto, 21 anos, integrante da UnBeatables, a equipe participa de competições de robótica desde 2014, mas também acha importante visitar instituições como escolas e o HCB. “Começamos com o objetivo de levar a ciência e a tecnologia de forma lúdica, além é claro de divertir as crianças. O Hospital é maravilhoso, a gente fica assustado com o quão humanizado, bonito e organizado ele é”, afirmou Felipe.

 

Texto: Allan Michael
Fotos: Allan Michael e Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke