Dá gosto comer!

29/03/2019

As crianças sabem a importância de se alimentar de forma saudável? Para responder esta pergunta, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na quinta-feira (28/03/19), a primeira edição da Oficina Prática de Educação Nutricional (Open). Com foco nas crianças e adolescentes atendidos pelo HCB, assim como acompanhantes dos pacientes que fazem hemodiálise, a oficina tem como objetivo “levar alimentos saudáveis de forma lúdica, para que as crianças aprendam o valor de uma boa nutrição”, informou a coordenadora de Assistência Complementar Essencial do HCB, Nádia Gruezo.

Nesta primeira edição, o assunto abordado foram os carboidratos. Os irmãos Karina, 16 anos, e Marcos Daniel Uggeri, oito, aprenderam bastante sobre este grupo alimentar – Karina, inclusive, já conhecia os tipos diferentes de carboidratos e as formas mais saudáveis de consumi-los. “Eu já pesquisei um pouco sobre esse assunto, porque gosto de cozinhar”, disse a menina.

Depois de se informar sobre quais alimentos são ricos em carboidratos e a importância de associar o consumo deles ao de fibras, as crianças aprenderam a receita do dia: cuscuz com aveia. Thauan Oliveira (foto acima), 11 anos, aprovou o resultado: “Ficou nota 10! Eu já sabia fazer cuscuz, mas gostei dessa receita”.

Para Fabiana Uggeri, mãe de Karina e Marcos Daniel, a atividade deve trazer bons resultados. “O Marcos Daniel é um pouco complicado com comida; agora, acho que vai ser mais fácil convencê-lo a comer outras coisas. Nós temos uma horta em casa e acho que ele vai se envolver mais, porque a nutricionista também falou sobre hortas”, afirmou.

Michelle Silveira é mãe de Ana Isabel Silveira (foto acima), quatro anos, e gostou de ver a filha tão envolvida no preparo da receita: “Eu não conhecia essa ideia de colocar aveia; da próxima vez que eu fizer cuscuz, tenho certeza que ela mesma vai me lembrar de colocar”.

 A oficina terá encontros mensais, com temas específicos e será realizada na última quinta-feira de cada mês, às 9h, no Espaço da Família.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke