Arte no Hospital

20/10/2013

As crianças do HCB passaram o dia brincando com tintas e pincéis como se fossem artistas profissionais. Elas fizeram parte de um projeto internacional que tem como missão levar conforto e esperança por meio de atividades artísticas àquelas pessoas que estão em tratamento em hospitais. O projeto é da fundação americana “Foundation for Hospital Art” e foi patrocinada no HCB pela empresa de software alemã SAP. 

Juntamente com a equipe de Comunicação e Mobilização do Hospital, a ação foi realizada na terça (15/10) como atividade da programação em comemoração do “Dia dos Médicos”.  Ao todo, foram pintadas 12 telas. Juntas, formam dois quadros grandes, cada um composto por seis telas. Os desenhos escolhidos para as crianças do HCB foram um balão e uma rosa - bem coloridos.

A brincadeira aconteceu durante o dia inteiro no hall, e na área destinada às crianças internadas com a participação especial de médicos do Hospital. Foram doados cerca de 50 pincéis novos e 40 potes de tintas atóxicas. Telas menores de pinturas livres também foram disponibilizadas para a criançada soltar a imaginação. “Eu nunca tinha pintando assim no quadro. Não ficou muito bom não, mas eu vou melhorar. Quero pintar mais vezes. Parece que relaxa”, contou a paciente Mariana Rodrigues, 12 anos.

Teresa Souza, mãe da Júlia, 9 anos, que tinha vindo para uma consulta de musicoterapia, acompanhava atentamente a filha pintando. “Ela ama vir para cá. Sempre tem atividades, ela acha que vem para brincar e não para consultar”, disse. Júlia gostou das muitas cores, “tudo muito bonito e colorido”. 

A companhia incentiva o trabalho voluntário e pretende implantar uma ação social anualmente no mês de outubro. O HCB foi o escolhido para a primeira realização. “Estamos muito felizes que tenha sido aqui, ficamos maravilhados. A intenção era atender alguma necessidade do local, então, trouxemos o ‘Hospital Art’ para promover o bem estar das crianças”, explicou a consultora de RH e idealizadora do projeto na empresa, Flávia Spinelli.

O projeto “Hospital Art” já doou, desde 1975, 36 mil pinturas a mais de três mil hospitais em 194 países. As telas pintadas pertencem ao acervo do HCB e ficarão expostas no Hospital