Um primeiro olhar

15/09/2017

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) iniciou o mês de setembro com uma atração internacional: a francesa Nicole Rechain, da companhia Point du Jour, apresentou a peça “Mon jardin secret” para crianças atendidas no HCB na sexta-feira (01/09/17).

Para Luisa de Brito, seis anos, a experiência foi uma novidade. “Eu nunca tinha visto ninguém falando francês”, contou a menina, que acompanhou a artista com atenção: “Eu achei legal, gostei de tudo!”.

O espetáculo era parte do Primeiro Olhar — IV Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância, voltado a crianças de até seis anos e realizado em Brasília de 03 a 13 de setembro. Há 20 anos, Nicole Rechain apresenta a peça, que foi inspirada em um livro infantil francês. “O próprio autor propôs que eu fizesse o espetáculo. Na época, estava grávida do meu segundo filho e senti vontade de fazer a peça para ele e para todos os outros bebês”, explicou Rechain.

Maria Antônia Carvalho passou a manhã no HCB com o filho Kelvin Carvalho, dois anos, e aprovou o momento cultural. “O Kelvin gosta quando têm apresentações e brincadeiras, isso ajuda a gente a relaxar. Essas coisas, esse acolhimento, fazem a gente sentir como se o Hospital fosse mais uma família”, disse.

Para que o público entendesse a peça, o organizador do festival, Carlos Laredo, traduziu as falas para o português. Laredo, que já conhecia o HCB, falou sobre a experiência de se apresentar no Hospital pela primeira vez. “Acho que é um hospital com uma forma sensível de acolher a infância. Percebi que o Hospital cuida dessa relação tão particular com o imaginário da criança, com a capacidade de criar, de inventar, de brincar”, afirmou.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke