Apoiadores de peso

02/02/2017

Na quarta-feira (18/01/17), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu uma nota assinada pela Associação Médica de Brasília (AMBr), Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) e Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF). No documento, as três entidades manifestaram seu apoio ao HCB e reconheceram a importância do Hospital para a pediatria especializada na rede pública de saúde do DF.

Criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o CRM-DF é responsável pelo desempenho ético da medicina, assegurando seu exercício e buscando o bem-estar da sociedade. A AMBr se apresenta como a “casa dos médicos” e busca defender os interesses da classe e incentivar a qualificação dos estudantes e profissionais de medicina, além de oferecer oportunidades de lazer e cultura aos associados. Já a SPDF é filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria, que defende os interesses dos médicos pediatras.

Estas instituições, importantes na saúde do DF, não são as únicas a expressar a boa opinião que têm do HCB. Em 2016, outras entidades expressaram seu apoio ao Hospital da Criança de Brasília.

Em dezembro, o presidente da Academia de Medicina de Brasília (AMeB), Renato Maia Guimarães, divulgou um email tratando da importância do HCB para a promoção de pediatria terciária. Segundo o presidente, o Hospital “comprova que a infância quando atormentada por câncer ou doença crônica tem para onde ir: um porto seguro no meio da tempestade da omissão e do descompromisso”.

A AMeB tem por finalidade, entre outras, a contribuição para o progresso da Medicina e a promoção de atividades educativas, culturais e de pesquisa a seus associados. Outra entidade que, assim como ela, atua no sentido de pensar melhorias para a saúde do DF é o Observatório da Saúde.

Representantes do Observatório entregaram pessoalmente ao superintendente executivo do Hospital, Renilson Rehem, uma manifestação de apoio, afirmando que o trabalho realizado pelo HCB está em sintonia com os princípios defendidos pela entidade.

As notas recebidas pelo Hospital da Criança de Brasília mostram que, para estas instituições, o HCB é importante para a rede do DF. Com mais de dois milhões de atendimentos realizados e em fase de ampliação, o Hospital agradece às entidades pelo apoio em sua missão de prover atenção pediátrica especializada às crianças e adolescentes.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke