Somos todos HCB

21/11/2016

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) completou, na quarta-feira (23/11/16), cinco anos de sua inauguração. Para celebrar a data, foi realizada uma grande cerimônia, que contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e do secretário de saúde, Humberto Lucena, além de médicos, pacientes e a diretoria do HCB.

Rollemberg visitou a obra da segunda etapa do Hospital e afirmou que o HCB “é um hospital de excelência” e que a parceria estabelecida entre o GDF e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) é bem-sucedida. “Parcerias como essa atendem ao interesse público. Aqui, as pessoas são encaminhadas pela rede pública de saúde, são atendidas de forma gratuita, a prestação de contas é feita mensalmente. Isso aqui é um serviço público de excelente qualidade”, disse o governador.

Durante a cerimônia, o superintendente executivo adjunto do HCB, Gilson Andrade, realizou uma série de lançamentos relativos aos cinco anos do Hospital: um selo comemorativo, produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, foi apresentado ao público. Os presentes no evento também conheceram os 17 personagens desenhados pelo artista Céo Pontual, que irão estampar campanhas do HCB. “Criamos personagens para representar as crianças do HCB, eles representam toda a diversidade cultural e étnica do Brasil”, explicou Andrade.


No evento, foram inaugurados painéis de usuários, representando o compromisso do HCB para com as crianças e adolescentes acompanhados pela instituição. Também foi lançada a campanha “Abrace essa história”, que apresenta ao público externo histórias de famílias atendidas pelo Hospital. Além de mostrar as lutas e emoções dos usuários do HCB, o hotsite da campanha estimula a sociedade a se envolver e apoiar o Hospital da Criança de Brasília.


A celebração do aniversário foi marcada tanto pela alegria de completar cinco anos de funcionamento quanto pela indignação com as críticas que o HCB vem sofrendo nos últimos meses – em especial, com o afastamento do superintendente executivo, Renilson Rehem. Funcionários se manifestaram, usando roupas pretas e carregando cartazes de apoio ao Hospital e a seu gestor.

O secretário de saúde se manifestou sobre o afastamento de Rehem e o que isso significa para a forma de administração do HCB. “Nós vamos reverter essa situacão. A equipe do Icipe que é responsável por esse contrato continua sendo responsável por prestar o serviço de gerenciamento dessa unidade, que é uma unidade que funciona muito bem e que é muito importante para as nossas crianças”, disse Humberto Lucena.

Outros lançamentos

Uma campanha de comunicação também foi lançada durante a cerimônia. Ela será veiculada em emissoras de TV e nas redes sociais e foi uma iniciativa de um grupo de publicitários voluntários de Brasília que, durante três meses, prepararam-na sem custo algum para o Hospital. Todo o trabalho destaca as histórias comoventes vividas por profissionais e pacientes. Uma página na Internet também foi criada para que as pessoas possam participar de uma “corrente do bem” e manifestar o seu apoio: www.abraceessahistoria.com.br

Outra novidade que chega ao Hospital neste aniversário são os personagens que estamparão campanhas e folhetos da instituição. Os 14 meninos e meninas representam as crianças e adolescentes atendidos no HCB e foram desenhados por Céo Pontual – o mesmo artista que assina os murais que decoram o Hospital.

Inaugurado em 23/11/2011, o Hospital foi construído pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) com recursos da sociedade do Distrito Federal, ao custo de R$ 15 milhões, e doado ao GDF. Hoje, ele é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) e já realizou mais de dois milhões – incluindo consultas, cirurgias ambulatoriais e exames.

O HCB complementa a rede de saúde pública do Distrito Federal com vinte leitos às crianças e adolescentes com câncer e Hemopatias, mas presta atendimento especializado e ambulatorial em 17 especialidades pediátricas aos pacientes que precisam de atenção questões de saúde de média e alta complexidades.

Comparando os meses de janeiro a julho de 2012 e o mesmo período em 2016, o Hospital da Criança de Brasília teve um crescimento de 211% na quantidade de consultas realizadas – o que significa que cada vez mais crianças têm acesso aos tratamentos oferecidos pelo HCB. Os atendimentos da assistência complementar (áreas como nutrição e odontologia) também cresceram ao longo desses cinco anos, com um aumento de 34,1%. Esses números são reflexo das cerca de 600 novas vagas abertas mensalmente no Hospital.

Paralelo ao progresso quantitativo do Hospital, cresce a boa avaliação qualitativa. Em pesquisa externa de satisfação realizada em 2014 pelo Instituto Soma, Avaliação e Pesquisa, 99,4% dos usuários entrevistados afirmaram que o atendimento no HCB é “bom” ou “ótimo”. Pesquisas internas, realizada regularmente, mostram que esse número nunca é menor do que 95%.

Para garantir a transparência dos serviços, informações sobre os atendimentos realizados pelo HCB são divulgados no site do Hospital. Os mesmos dados – bem como os gastos do HCB – também são enviados, todo mês, à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), de acordo com o estipulado pelo contrato de gestão firmado pelo Icipe e o GDF. Todas as contas de 2011, 2012 e 2013 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). As de 2014 e 2015 estão em analise pelo Tribunal.

Ao longo dos primeiros anos de funcionamento, o HCB se estabeleceu não apenas como unidade de atendimento pediátrico, mas também por sua atuação na produção de conhecimento. O Hospital recebe estagiários de diferentes áreas da saúde e, por meio de oito grupos e linhas de pesquisa, promove estágios de iniciação científica para alunos de graduação.

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar chega a seu quinto ano de funcionamento olhando para o futuro: com a perspectiva de que o Bloco II estará pronto em junho de 2017, toda a equipe busca manter o compromisso do atendimento com foco no paciente, priorizando a abordagem multidisciplinar e humanizada.

 

Campanha: “Abrace essa história”.

A campanha Hospital da Criança de Brasília: Abrace essa história é uma iniciativa liderada pela Serotonina - Prazer em construir marca, em conjunto com a Caravela Filmes, empresa que produziu as primeiras histórias em vídeo, e a CasaDigital, que desenvolveu o hotsite www.abraceessahistoria.com.br .

O sócio da Serotonina, Bruno Botafogo, explica: “A intenção é promover o espírito de “comunidade participativa” por meio de uma campanha de comunicação integrada em variadas plataformas de comunicação e em diversas fases, onde a comunidade de Brasília ficará conhecendo a missão e os valores do Hospital da Criança. Afinal, foi a comunidade quem ajudou a construir o Hospital por meio de doações. E como essa história nunca para de ser escrita, ela precisa sempre ser contada”.

A primeira fase da campanha “Hospital da Criança. Abrace esta história”  contemplará as plataformas TV e Internet.  Segundo Leonardo Cortês, da Caravelas Filmes, “dentro do hospital conhecemos e registramos em vídeo muitas histórias. Contaremos a da Doutora Andréa, que aos 11 anos, ainda quando sonhava em ser médica, foi diagnosticada com leucemia. Curada, hoje trata seus pacientes como sonhou um dia; da Paola, uma garota com uma doença de pele grave e que se isolou,  Mas que com o tratamento, hoje é campeã de jiu jitsu; da jovem Eliane, que desde os quatro anos sofre de insuficiência renal e já passou por dois transplantes. Hoje, com 19, está aguardando a terceira doação de rim, agora de sua irmã, e está confiante na cura; do Antônio Miguel, que desde seu nascimento foi diagnosticado com anomalia retal. Hoje, com muita alegria, sonha em ser médico e retribuir todo carinho recebido em seu tratamento; e da adolescente Júlia, que desde recém nascida vem passando por diversos tratamentos. Hoje sonha em passar esperança a seus futuros pacientes, também com o sonho de se formar médica”.

O “hotsite” da campanha www.abraceessahistória.com.br é a “biblioteca” destas e de outras histórias de crianças e adolescentes que passam por tratamento no HCB. Mas ele tem muitas outras informações onde a comunidade conhecerá, em detalhes, a história dos cinco anos do Hospital da Criança de Brasília e de seu futuro projeto de expansão em 2017.

Ao final, toda a comunidade é convidada também a abraçar a história do Hospital da Criança por meio da Central de Doações Abrace 3212-6000. A diretora da CasaDigital, Ana Paula Bulus, finaliza: “Histórias lindas e comoventes como estas precisam ser contadas, pois tocam profundamente as pessoas e as transformam em agentes de uma comunidade mais participativa. Assim, efetivamente muda a dura realidade de muitas crianças, adolescentes e suas famílias”

Abrace você também esta história.