Alergia: esclarecimentos ajudam o convívio com a doença

07/04/2016

Na terça-feira (05/04/16), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) sediou uma palestra sobre alergia. O evento fez parte da programação da Semana Mundial de Alergia, realizada de segunda-feira a domingo (04 a 10/04/16) pela Secretaria de Saúde do DF. A programação inclui palestras em diversos hospitais do DF e, no HCB, o encontro foi guiado pelas alergistas Cláudia Valente e Valéria Botan.

Durante a palestra, as médicas abordaram as alergias respiratórias, com ênfase na asma. Eliene Rabelo, mãe de Emilly Rabelo (foto acima), oito anos, aproveitou o evento para saber mais sobre os vários tipos de aparelhos usados no tratamento da asma. “Eu achei a palestra bacana, me esclareceu muitas dúvidas com relação aos aparelhos e a uma questão do congestionamento do nariz dela, me esclareceu bastante”, disse Eliene.

Para Juliana Alvarenga, a palestra foi bastante útil. Ela é mãe de Anny Rafaelly Alvarenga (foto acima), sete anos, e acha importante ter oportunidades de ouvir as histórias de outros pacientes. “Às vezes, um pai tem um relato, ou o médico que está dando a palestra tem um relato diferente do que o médico te passa. Ajuda, principalmente, trazer a criança para ver o que o médico vai falar na palestra”, afirmou. A própria Anny Rafaelly descobriu coisas novas sobre o tratamento: “Eu aprendi que tem que lavar a boca depois de tomar o remédio”, contou a menina.

O encontro entre os familiares das crianças também é valorizado pela alergista Valéria Botan. “Às vezes os pais tiram dúvidas entre si ou surgem dúvidas que, depois, eles tiram com a gente no consultório; é importante, essa interação”, opina a médica. Já a alergista Cláudia Valente acredita que a palestra é uma interação que “facilita muito o tratamento e faz parte dele, para que as informações cheguem mais facilmente às crianças e aos pais”.

Além da palestra, os pacientes assistiram a uma apresentação teatral em que a personagem Minnie falava sobre alergia e sobre como cada criança pode se cuidar.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Augusto Almeida e Maria Clara Oliveira

Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke