É festa de São João

28/06/2019

As festas juninas chegaram ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB): na segunda metade do mês, tanto as crianças internadas quanto as que vieram ao HCB para atendimento ambulatorial participaram de momentos de descontração, com brincadeiras e músicas típicas.

Nos dias 17 a 19 de junho, os blocos da Unidade de Internação do Hospital se revezaram em atividades especiais. “Gostei muito da festa e das brincadeiras, principalmente do boliche”, disse Ludmilla Ribeiro (foto abaixo), seis anos.

Para a supervisora de enfermagem do HCB, Ana Carolina Bezerra, as ações especiais “trazem alegria e felicidade tanto para a criança como para quem a acompanha”. Dilma Lima é mãe de Laura Costa, um ano, e concorda: “Isso muda completamente o ambiente hospitalar; minha filha até ficou mais alegre”.

Na semana seguinte, a programação junina foi realizada no ambulatório do Hospital: de 24 a 27 de junho, as brinquedotecas do HCB ofereceram jogos como argolas e boliche. Crianças que estavam no hall central também foram convidadas a dançar. “Eu gosto de festa junina, estou até ensaiando para a apresentação de quadrilha da minha escola!”, contou Maria Luisa Brandão (foto acima), 10 anos, que também aproveitou a pintura de rosto.

Segundo a oncologista Estefânia Biojone, atividades como essas são tradicionais no HCB. “Sempre tentamos fazer com que o nosso ambiente seja lúdico e alegre; acredito que isso contribui para aliviar a dor e o sofrimento”, explicou a médica.

 

Texto: Wanderson Ramos
Fotos: Maria Clara Oliveira e Wanderson Ramos
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke