Agradecimento e homenagem

02/11/2016

Quando foi inaugurado, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu ajuda de um vizinho: o Hospital de Apoio de Brasília auxiliou a nova unidade de saúde com treinamento durante os primeiros anos do HCB. Para agradecer aos profissionais do Apoio, foi realizada uma cerimônia no auditório do Hospital da Criança de Brasília na segunda-feira (31/10).

O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem expressou a gratidão do Hospital da Criança e explicou que o objetivo do evento era “reconhecer todo o apoio do Hospital de Apoio. Parece redundante, mas não é. Realmente, é esse o sentido, agradecer ao Hospital de Apoio por tudo que fez, tem feito e faz para nos ajudar na nossa missão de atender as crianças”.

A diretora de coordenação hospitalar da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini (foto acima), recordou a ajuda prestada pela equipe do Hospital de Apoio logo que o HCB foi inaugurado. “Não poderíamos deixar de ter o apoio que recebemos dos médicos, enfermeiros, assistentes sociais – de todos que nos orientaram. Hoje é um momento de gratidão a todos vocês, que compõem o Hospital de Apoio”, afirmou Marini.

A vice-diretora do Hospital de Apoio, Cristina Scandiuzzi (foto acima), agradeceu à homenagem em nome de todos os profissionais da unidade de saúde. “A relação que nós temos com o HCB é uma relação fraternal, maternal”, disse a vice-diretora. Scandiuzzi garantiu que, assim como na época da inauguração do Hospital da Criança de Brasília, o Hospital de Apoio continua de portas abertas para seu vizinho: “Estaremos sempre à disposição para contribuir, para fazer com que esse hospital brilhe cada vez mais, se complete na sua missão”.

A história da parceria entre os dois hospitais foi relembrada pela diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, que contou como os profissionais das duas unidades eram igualmente “comprometidos e atentos às necessidades da criança”. Segundo Magalhães, as duas equipes souberam trabalhar juntas para atender os pacientes: “Praticamos um trabalho em equipe de forma sincronizada, contextualizada nos aspectos biopsicossociais, minimizando o impacto da doença no paciente e em sua família”.

Ao final do evento, todos os presentes foram convidados a uma curta caminhada até o Hospital de Apoio, onde foi descerrada uma placa que simboliza a homenagem e o agradecimento do Hospital da Criança de Brasília.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke