A união faz a força

09/03/2016

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) atende crianças diagnosticadas com doenças crônicas graves, que precisam de acompanhamento contínuo. Em alguns casos, o tratamento possui detalhes que podem ser compartilhados entre os pacientes. Para viabilizar o diálogo entre os pacientes, pais e a própria equipe médica multidisciplinar, o HCB criou grupos de autocuidado, que esclarecem aos usuários as peculiaridades de cada enfermidade.

Atualmente, o Hospital tem nove grupos em funcionamento: grupo de obesidade; asma e outras alergias; doenças neuromusculares; febre reumática e lúpus; grupo comportamental; grupo de linguagem oral; renovação de protocolo de insulina; dermatite atópica, e grupo de musicalização.

Cada grupo tem suas especificidades. Em alguns, apenas os pais participam das reuniões. Porém, independentemente de as crianças participarem ou não, as coordenadoras dos grupos ressaltam a importância dos encontros. “A troca de experiências é importante, porque os pais compartilham ações que dão resultado, e todos aderem mais ao tratamento”, analisa a assistente social Thaís Fonseca, responsável pelo grupo de doenças neuromusculares.

Luana Pinto, 13 anos, (foto acima) frequenta um dos grupos. Sua mãe, Lucila Gonçalves, relata que “conversar com os pais me gerou tranquilidade, e me permitiu aceitar a doença, coisa que demorou a acontecer. Uma experiência de outro pai me ajudou”.

Alanna Evangelista, 17 anos (foto acima), frequenta outro grupo. A menina acredita que a presença de vários profissionais nas reuniões é importante por permitir uma atenção mais completa. Ela também aproveita o diálogo com outros pacientes para aprender mais sobre seu tratamento: “Algumas pessoas do grupo  têm outras complicações. Eu não tenho, mas se eu não me cuidar, eu posso adquirir itambém. Então, eu sempre fico atenta ao que é dito, para não passar por dificuldades maiores”, explica Alanna.

 

Texto: Augusto Almeida
Fotos: Augusto Almeida e Luís Felgueira

Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke