A leveza na ponta dos pés

15/10/2017

Na terça-feira (10/10/17), Ana Júlia Lisboa encontrou um grande espaço vazio no hall do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). A menina de dois anos também viu algumas mulheres com saias amplas e coloridas e matou a charada: “Vai ter balé! Eu gosto, é bonito”.

Ana Júlia e as outras crianças, adolescentes e pais que estavam no HCB assistiram à apresentação de balé organizada por funcionários do Hospital para comemorar o Dia da Criança. Ao todo, 15 funcionários de diversos setores se apresentaram ao som da música “Danse de Fete”, do compositor francês Leo Delibes. Coreografia – criada pela pneumologista Luciana Monte – e caracterização foram inspiradas no cata-vento que simboliza o HCB.

Além dos funcionários, dançarinos da academia Ballet Norma Lillia também homenagearam as crianças. O bailarino Ítalo Leão se apresentou pela primeira vez no HCB e gostou do público que encontrou. "Dançar aqui é muito especial, porque o balé não está no dia-a-dia das crianças. Trazer isso, mesmo que seja por dois minutos, é essencial”, afirmou.

Ana Sofia de Oliveira (foto acima), oito anos, é fã de balé e aproveitou a apresentação para aprender alguns passos com as bailarinas. “Eu conheci o balé na televisão e, agora, aprendo vendo vídeos na internet. Vou pedir para a minha mãe me matricular nas aulas, para eu aprender e dançar no Hospital também”, contou a menina.

A apresentação ajudou a manter o clima de festa que começou com a Semana da Criança, realizada de segunda a sexta-feira. No dia seguinte, outro grupo de funcionários do HCB organizou uma visita de super-heróis aos meninos e meninas atendidos no Hospital.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke