A arte do sorriso

05/10/2015

Durante três dias, pacientes, pais, responsáveis e funcionários do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) puderam visitar a exposição “Ciência e a Arte do Sorriso”, organizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). As crianças foram as mais interessadas e aprenderam, de forma lúdica, a cuidar da saúde bucal. O evento, realizado entre 30/09 e 02/10/15 (quarta a sexta-feira), teve programação científica, voltada aos profissionais, e educativa, para usuários do hospital.

“Eu escovo a língua e escovo os dentes. Tem que limpar na frente, atrás e em cima do dente e passar fio dental”, explica Jamile Fagundes, cinco anos. Durante a exposição, ela contou os alimentos que todos precisam comer para melhorar a saúde bucal: “Maçã, banana e pera. E tomar leite, eu tomo muito leite!”.

A exposição apresenta a forma correta de escovar os dentes, explica a formação da cárie e mostra um vídeo sobre saúde bucal, além de disponibilizar um escovódromo para que as crianças pratiquem o que aprenderam. Os pais dos pacientes aprovaram a forma como as informações foram transmitidas. Laurenice Fagundes, mãe de Jamile, conta que a menina “escova os dentes direitinho e sabe que tem que passar fio dental; é muito importante ela ter essa aulinha, porque acaba aprendendo muita coisa”.

Nos dois últimos dias do evento, o Encontro de Odontologia adicionou um aspecto científico ao clima lúdico da exposição. Odontologistas e estudantes da área, além de outros profissionais de saúde, participaram de palestras com temas como “emergências médicas em pediatria” e “protocolo de atendimento odontológico em pacientes transplantados”.

O gerente de odontologia da secretaria de Saúde, Paulo Sérgio (foto acima), parabenizou a equipe do HCB pela iniciativa do evento. “Realmente é um tema de altíssima importância, o desenvolvimento da odontologia no âmbito da atenção hospitalar”, afirmou, e expressou o desejo de que os participantes pudessem “aprender o máximo possível e, depois, colocar em prática tudo aquilo que a gente está indo buscar no atendimento dos nossos pacientes”.

A coordenadora de odontologia do Ministério da Saúde, Rosângela Camapum (foto acima), reforçou a importância de eventos científicos e desejou que eles ocorressem “de forma constante, tanto para a atenção básica quanto para média e alta complexidade”. O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, também falou sobre o peso do Encontro de Odontologia no hospital. Ele afirmou que a área “tem uma história muito importante e vem se consolidando. Esse é o segundo encontro; nossa expectativa é que isso se torne uma tradição.”.

 

Texto: Maria Clara Oliveira
Fotos: Augusto Almeida e Maria Clara Oliveira

Edição: Carlos Wilson 
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke