Maior acesso a saúde!

14/08/2013

Com mais de 100 mil consultas médicas pediátricas, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) contribui para o acesso da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) ao atendimento especializado. Foram mais de 550 mil atendimentos, entre exames, consultas, internações, transfusões e sessões de quimioterapia.

O diretor do HCB Renilson Rehem acredita que a demanda por atendimento confirma a necessidade de um hospital pediátrico que ofereça atenção integral e maior resolutividade para doenças de média e alta complexidade. Rehem lembra que a maioria dos pacientes atendidos no Hospital foram transferidos da pediatria do Hospital de Base e que, apesar disso, os números surpreendem: “Temos que reconhecer que eles superam as nossas expectativas. Podemos concluir que havia sim uma demanda reprimida. Mas é sempre bom lembrar que uma parte importante desta demanda vem de fora do Distrito Federal.”

Ao falar da qualidade do atendimento, Rehem afirma que o HCB iniciou as suas atividades com o apoio da comunidade, por meio da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), da Secretaria de Saúde e do Governo do DF: “Esse apoio torna as nossas conquistas possíveis”. Segundo ele, quando o Hospital for ampliado, o que acontecerá em breve, será possível oferecer também cirurgias de grande porte, transplantes e uma moderna UTI.

HCB em números até 31/07/2013.

Atendimentos: 557.572
Consultas médicas: 99.942
Atendimentos Assistência Complementar Essencial: 79.479
Exames Diagnósticos: 341.242
Diárias: 17.002
Pacientes Internados: 1.801
Sessões de quimioterapia: 12.106
Tranfusões: 4.369

Serviço

O Hospital da Criança de Brasília oferece atendimento em quase todas as especialidades pediátricas, como: alergia, cardiologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hepatologia, nutrologia, homeopatia, imunologia, infectologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oncologia, hematologia, pneumologia e reumatologia.

O HCB é público, faz parte da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE). Por ser de especialidades pediátricas, o hospital não tem emergência. A criança atendida em um posto de saúde ou hospital da rede, que precise de tratamento especializado, será encaminhada pelo pediatra, para marcação de consulta na central de regulação.

Os pais que tiverem dúvidas podem ligar, em horário comercial, para o telefone 3025-8350. O Hospital atende crianças de 29 dias a 18 anos, integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).