Eventos Técnico-Científicos

Os eventos técnico-científicos promovidos pelo Hospital da Criança de Brasília têm por objetivo contribuir para o avanço do conhecimento científico em especial no que diz respeito à saúde  pediátrica e à gestão da saúde. Neste escopo os eventos científicos são realizados para:

  • Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica no Hospital da Criança de Brasília José Alencar;
  • Criar oportunidades aos profissionais da área de saúde e aos alunos de graduação e pós-graduação do desenvolvimento do pensar cientificamente.
  • Contribuir para a formação de profissionais da saúde com impactos positivos na prática profissional dada a incorporação de condutas investigativas.
  • Oportunizar o debate entre especialistas das diversas áreas do conhecimento.
  • Apresentar à comunidade científica resultados de estudos científicos recentes e o estado da arte do  campo específico do conhecimento
  • Possibilitar maior integração entre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, as Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, notadamente no campo das ciências da saúde e da gestão da saúde bem como com a rede SES/DF.

O HCB torna público, anualmente, um edital interno para a apresentação de propostas de eventos técnico-científicos visando o planejamento das atividades do ano seguintes.

Click aqui para obter informações e inscrever-se nos eventos do HCB.

Para facilitar a inscrição online e o gerenciamento dos eventos o HCB optou pelo Sistema Online de Acompanhamento de Conferências – SOAC. O SOAC é uma customização, feita pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica - IBICT, do Open Conference System (OCS). Trata-se de um software livre para gerenciamento de eventos,  que oferece uma variedade de facilidades, com funcionamento em plataforma Web. O Hospital da Criança de Brasília José Alencar decidiu por uma Política de Acesso Livre à Informação Científica. Esta política alinha-se com adoção do SOAC, sistema caracterizado pelo acesso aberto e arquivos abertos. O sistema possui facilidades de acesso aos anais, com ferramenta de busca e navegação por autor e título. Da mesma forma, possibilita a coleta dos metadados por provedores de serviço, que permite que os anais possam ser indexados por outros serviços.