Diretoria de Ensino e Pesquisa (Direp)

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (Direp) do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) iniciou formalmente suas atividades em março de 2014, com o intuito de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na área de saúde da criança e do adolescente, em alinhamento com a missão institucional do HCB/Icipe e de acordo com os compromissos assumidos no Contrato de Gestão Icipe/ SES-DF.

O HCB foi inaugurado em 2011, com a missão de fazer assistência, ensino e pesquisa em pediatria especializada. A visão institucional preconiza que, em 2030, o HCB seja reconhecido internacionalmente como referência em pesquisa na área de pediatria.  Com a transferência progressiva dos serviços de pediatria especializada do Hospital de Base para o HCB (concluída em 2018), as atividades de ensino e pesquisa também migraram. Por consequência, desde 2011 o HCB passou a ser campo de estágio de residência médica e multiprofissional, de estágio curricular obrigatório dos cursos de graduação da saúde e de internato médico. Em 2018, a Comissão Nacional de Residência Médica aprovou o funcionamento de 10 programas de residência médica em áreas de atuação/especialidades pediátricas vinculados à Comissão de Residência Médica (Coreme) do HCB. 

A pesquisa científica foi institucionalizada, com projetos apreciados pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os grupos de pesquisa foram cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil – CNPq, com as respectivas linhas de pesquisa. O HCB estabeleceu um Programa de Iniciação Científica, com a participação de alunos de graduação de instituições de ensino superior do DF.  Na perspectiva de contribuir para a formação de pediatras e profissionais de saúde bem como para o avanço científico, o Hospital da Criança de Brasília valoriza a colaboração com instituições de ensino e pesquisa, tanto no Distrito Federal como no âmbito nacional e internacional, com inúmeras colaborações formalizadas.

Estrutura

A área de ensino e pesquisa no HCB dispõe de Biblioteca e Laboratórios de Pesquisa (biologia molecular, citogenética molecular e citometria de fluxo). Conta com área apropriada para ensino e eventos técnico-científicos, com auditório para 200 lugares e salas de aula.

Para mais informações a respeito das atividades da Diretoria de Ensino e Pesquisa (Direp):

Telefone: 3025-8480

E-mail: direp@hcb.org.br