Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Ensino e Pesquisa AA
10/03/2015

Centro Integrado e Sustentável de Ensino e Pesquisa (CISEP)

O Centro Integrado e Sustentável de Ensino e Pesquisa (Cisep) do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) foi criado em 2014 com o intuito de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico na área de saúde da criança e do adolescente. As atividades do HCB iniciaram em 2011, com a missão institucional de fazer a assistência, o ensino e a pesquisa em pediatria. As equipes médicas que já atuavam nos hospitais da rede pública do Distrito Federal, em particular no Hospital de Base do Distrito Federal e no Hospital Materno Infantil de Brasília, deslocaram a assistência pediátrica terciária para o HCB e trouxeram consigo as atividades de ensino e de pesquisa. Por consequência, o HCB iniciou suas atividades assistenciais servindo como cenário de estágio de residência médica, de residência de psicologia e de estágio obrigatório dos cursos de graduação da saúde, de instituições de ensino do Distrito Federal. Além disso, linhas de pesquisa passaram a ter o HCB como instituição sede, sendo institucionalizadas no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil – CNPq em 2014. Em janeiro de 2015, o HCB tem em seu quadro 11 Doutores e 32 Mestres. Na perspectiva de contribuir para a formação de pediatras e profissionais de saúde bem como para o avanço científico, com a adoção da prática investigativa, o Hospital da Criança de Brasília valoriza a colaboração com instituições de ensino e pesquisa tanto no Distrito Federal, como no âmbito nacional e internacional. No Hospital da Criança de Brasília, o Cisep é subordinado diretamente à Superintendência Executiva.

O que fazemos

O Cisep fomenta o desenvolvimento de pesquisas científicas acerca dos processos biológicos, terapêuticos, e assistenciais relacionados às doenças da infância e da adolescência e da gestão de serviço de saúde, estimulando o pensamento crítico científico aplicado à prática clínica e à gestão dos processos assistenciais e de serviço de saúde. Neste contexto, sob o tripé da assistência, da pesquisa e do ensino, o HCB contribui para a formação de médicos pediatras e profissionais da saúde, tendo firmado convênio com instituições de ensino superior. O HCB é campo de treinamento em serviço para os programas de residência médica em pediatria (média de 20 residentes/mês), de residência médica em especialidades pediátricas (60 residentes/mês), de residência em psicologia (2 residentes/mês) e para estágio curricular obrigatório dos cursos de graduação de medicina, farmácia, psicologia e fisioterapia (80 alunos/ ano).  O Cisep organiza eventos técnico-científicos que visam discutir os mais recentes avanços na área da pediatria, integrando a rede pública de saúde do Distrito federal.

Estrutura

O Cisep dispõe de biblioteca, laboratórios de biologia molecular, sequenciamento genético, citogenética e citometria de fluxo. A conclusão da edificação do Bloco II do HCB, prevista para o início de 2016, ampliará as áreas de laboratório, de auditório e de reuniões científicas bem como o espaço físico da biblioteca. O Cisep estruturou ainda, a área de informação científica que tem a função de gerenciar o Registro Hospitalar de Câncer, o Registro de Fibrose Cística, o Registro de Imunodeficiências (Grupo Brasileiro de Imunodeficiências  - BRAGID; Sociedade Latinoamericana de Imunodeficiências - LASID) e os protocolos cooperativos multicêntricos.

Fale conosco

Para mais informações a respeito das atividades do Centro Integrado e Sustentável de Ensino e Pesquisa (Cisep) entre em contato por meio dos seguintes canais:

Telefones: +55 61 3025-8592

E-mail: cisep@hcb.org.br

Facebook Google +

Preencha o formulário abaixo para compartilhar este conteúdo por email.

Seu nome*
informe seu nome
Seu email*
email inválido
Nome do destinatário*
informe o destinatário
Email do destinatário*
email inválido

desejo receber novidades sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar por email

Toucas da alegria
Toucas da alegria

 

Promotor Jairo Bisol elogia gestão do HCB
Promotor Jairo Bisol elogia gestão do HCB

 

HCB em números

Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o HCB realizou mais de dois milhões e 404 mil atendimentos (2.404.140) até o final de junho de 2017. Dentre eles, mais de um milhão de exames laboratoriais (1.580.296) e de 387 mil consultas (387.566).


saiba mais ›

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

SAIN Lote 4-B
(ao lado do Hospital de Apoio)
Brasília - DF.
CEP 70.071-900
ver no mapa

Contato

61 3025-8350
Fale conosco ›

HCB nas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Intranet HCB

acesso restrito