Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Depoimentos AA
03/07/2017
Ler para conquistar a Terra do Nunca

A história preferida de Carlos Eduardo Leão, sete anos, é “Peter Pan”, do escocês J. M. Barrie: “Ele leva a Wendy, o Miguel e o João para a Terra do Nunca; o legal é que ele não cresce e voa”, explica o menino. Encantado com a história do garoto voador, ele quer ler, sozinho, as aventuras de Peter – e, para isso, conta com aulas no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Carlos Eduardo – ou Cadu, como gosta de ser chamado – teve que se afastar da escola para se tratar. Isso entristeceu o menino, que começava a ser alfabetizado. “Ele vê muitas pessoas lendo e fica zangado porque não sabe ler”, conta a mãe, Carla Ferreira. Apesar de já conhecer “o A-E-I-O-U e o resto do alfabeto”, como ele mesmo explica, Cadu deixou as aulas antes de saber formar palavras inteiras.

“Tenho três irmãos, eu sou o mais velho. Em casa, eu gosto de brincar de escolinha. Quando eu crescer, vou ser doutor”, conta Carlos Eduardo. Sabendo desse interesse, a equipe que atende o menino se mobilizou até encontrar Wilka Rocha, psicopedagoga que trabalha como auxiliar de brinquedoteca no Hospital. Desde março, eles formaram uma dupla: são aluno e professora.

“Vou sempre no finalzinho do dia; quando ele fica cansado, eu paro. No fim de semana, eu venho de acordo com ele – se ele quer de manhã, venho de manhã; se quer à tarde, venho à tarde”, explica Wilka. Segundo ela, Cadu é um bom aluno. “Ele é bem aplicado. Eu acredito que, se fosse na escola, ele seria aquele aluno que senta na frente, para tirar todas as dúvidas”, garante.

Carlos Eduardo gosta da professora e já aprendeu a escrever algumas palavras. “Eu sei o meu nome, o da minha mãe e os nomes dos meus irmãos”, conta, feliz. Com vários livros de atividades e um caderno, ele faz até dever de casa sem reclamar – no dia da entrevista, inclusive, ele tinha várias tarefas, já que Wilka estava prestes a entrar de férias. “Eu vou fazer todo esse dever! Quando ela não vem, eu estudo à noite, antes de dormir”, afirma o jovem estudante. A mãe se alegra de ver o empenho de Cadu: “O sonho dele é aprender, ele quer saber de tudo. Eu adoro isso!”.

 

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke

Facebook Google +

Preencha o formulário abaixo para compartilhar este conteúdo por email.

Seu nome*
informe seu nome
Seu email*
email inválido
Nome do destinatário*
informe o destinatário
Email do destinatário*
email inválido

desejo receber novidades sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar por email

Bolsas de Iniciação Científica 2019
Bolsas de Iniciação Científica 2019

 

Desenhando novas histórias
Desenhando novas histórias

 

HCB em números

Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou mais de três milhões e 29 mil atendimentos (3.029.028) até o final de outubro de 2018. Dentre eles, destaca-se a realização de mais de um milhão e 810 mil exames laboratoriais e de 487 mil consultas.


saiba mais ›

Hospital da Criança de Brasília José Alencar

SAIN Lote 4-B
(ao lado do Hospital de Apoio)
Brasília - DF.
CEP 70.071-900
ver no mapa

Contato

61 3025-8350
Fale conosco ›

HCB nas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr

Intranet HCB

acesso restrito